A crise hídrica e a energia solar no Brasil

A crise hídrica e a energia solar no Brasil

Preces a São Pedro, dança da chuva, otimismo, simpatias… Nada disso parece ajudar na solução da pior seca no Brasil em 91 anos!   

Os reservatórios das hidrelétricas estão com níveis baixíssimos de água, evidenciando para todo o país as razões pelas quais fazem a conta de energia elétrica ficar tão alta!  

Além disso, o risco de um novo apagão segue sendo uma ameaça da qual promete invadir 2022, mesmo que as chuvas aconteçam no próximo verão. Isso porque, será necessário chover muito além da média para que o volume de água nos reservatórios das hidrelétricas se recupere. 

E quem sofre com todo esse cenário seco e caro? A resposta não aponta exceções. Todos sofrem, seja no bolso ou na rotina do dia a dia. O consumidor doméstico vê a conta de energia ficar cada vez mais cara, ao mesmo tempo, em que busca racionar energia em casa para tentar reduzir esse custo.  

As indústrias, comércios e empresas também sentem os reflexos da crise hídrica no país, evitando novos investimentos, o que causa menos geração de emprego, já que os custos com a energia elétrica impactam diretamente na lucratividade dos negócios.  

Sem chuva, com o país aceso e com a população ativa, a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) acionou as usinas termoelétricas a fim de garantir o abastecimento da eletricidade em todo o país. Entretanto, a atitude que pode parecer um alívio para todos, tornou-se mais uma preocupação 

Afinal, os custos da energia elétrica gerada pelas termoelétricas são caríssimos e, claro, repassados, centavo a centavo aos consumidores finais, os quais se assustam todos os meses com o alto valor que têm de pagar pelo uso da energia elétrica.  

Solução inteligente: para que depender das chuvas se temos o sol? 

A energia solar já está ampliando seu espaço no segmento de produção de energia e é apontada como uma das soluções mais eficazes, sustentáveis e baratas para o enfrentamento das crises hídricas.  

Segundo a ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), essa indústria teve um crescimento de 70% em 2020, em meio à pandemia causada pela COVID-19.  

Ou seja, a matriz energética brasileira está mudando e o Brasil tem grande potencial de crescimento no segmento fotovoltaico devido à quantidade de luz solar produzida anualmente. 

Durante um ano, de acordo com os dados da ABSOLAR, o país é capaz de produzir 15 trilhões de megawatts (MW), os quais podem ser convertidos e consumidos diretamente pelos painéis solares instalados em residências, indústrias e agronegócios.  

Além disso, a economia em geral também recebe vários benefícios, inclusive na preservação do Meio Ambiente, visto que a produção de energia solar reduz a emissão de toneladas de dióxido de carbono (CO²), o qual é um dos principais agentes de poluição. 

Energia solar: as crises hídricas não tirarão mais o seu sono 

Claro que a falta de chuva é uma condição ruim para vários segmentos, e não apenas para o setor elétrico. Mas quando limitamos essa preocupação à produção de energia, concluímos que a falta de chuva pode ser compensada pela presença do sol e ele é abundante no Brasil!  

E quando o tempo estiver nublado e não tivermos sol? Sem problema, porque os Módulos Solares Fotovoltaicos trabalham com o excedente de energia solar acumulado. Pode dormir tranquilo.  

Investir na produção da sua própria energia elétrica através do sol é a solução mais inteligente, eficaz, rentável e sustentável a qual pode ser praticada.  

A energia solar fotovoltaica é economicamente viável, ecologicamente correta e socialmente justa. Você soluciona seu problema de falta de energia e custos altos com eletricidade e ainda contribui para a preservação dos recursos naturais das próximas gerações.  

Nossa empresa atua nesse segmento há mais de 10 anos e já somos destaque com reconhecimento entre as 100 empresas no setor de energia solar fotovoltaica no Brasil.  

Quer entrar nesse mundo da energia solar fotovoltaica e produzir sua própria energia limpa, sustentável, abundante e rentável? Peça uma proposta para nossa equipe.  

Será uma honra ter você, sua casa, sua empresa ou seu agronegócio conosco!