Acidentes com Módulos Solares. Por que acontecem?

Acidentes com Módulos Solares. Por que acontecem?

Pode parecer que não. Mas existem, sim, acidentes com módulos solares. E o alto número registrado de acidentes ocorridos em sistemas fotovoltaicos chama a atenção tanto dos profissionais desse setor quanto dos leigos, que ficam temerosos com a possibilidade dessas ocorrências. 

No entanto, também sabemos que a maioria dos acidentes pode ser evitada e a partir deste conceito de prevenção, vamos pontuar algumas razões pelas quais os acidentes com módulos solares acontecem. 

Os motivos podem ser diversos, mas um deles, certamente, está nos problemas de execução e nos problemas de projeto. Isso porque, cada um é único e precisa ser analisado como tal. Não existem projetos iguais para todos. 

Cada projeto exige determinados equipamentos, estruturas diferenciadas e modo de funcionamento único. 

Outra razão que contribui, negativamente, para acidentes com módulos solares é a falta de qualificação específica de profissionais que realizam e executam os projetos fotovoltaicos. 

Os projetos não são triviais ou padronizados para todos os clientes que queiram aderir à energia solar fotovoltaica como modo de geração de energia. 

E é justamente a ideia errônea de que o projeto fotovoltaico utilizado numa empresa pode ser o mesmo que deverá ser usado em outra empresa, que coloca em risco a segurança de todos! 

Portanto, é cada vez mais fundamental exigir da empresa que fará o projeto e a instalação dos módulos solares, que essa ofereça uma equipe altamente capacitada, qualificada e treinada. Dê preferência àquelas que não terceirizam. 

Afinal, segurança gera qualidade e ambas são primordiais quando o assunto é o sistema de energia solar fotovoltaica. Lembre-se ainda que o telhado que irá receber os módulos solares irá somar um peso extra. 

Até porque, nem sempre a construção já feita de uma residência ou de uma empresa foi preparada para receber o peso dos módulos solares. E isso poderá acarretar prejuízos e acidentes que podem ser evitados. 

Basta contratar empresas altamente qualificadas para projetarem o sistema fotovoltaico e assegurar o bom desempenho dos módulos solares na hora da instalação, do içamento e até do ajuste e fixação dos módulos.  

Outro fator que precisa ser levado em consideração, é o momento da instalação dos módulos solares. Seja numa residência ou numa empresa, o trabalho é feito em altura e isso se torna passível de acidentes. 

Jamais faça esse serviço de instalação por conta e risco! Contrate uma empresa especializada nessa função e que tenham funcionários treinados com a NR-35 – Trabalho em Altura. 

Isso fará a diferença numa das etapas tão importantes que é a instalação dos módulos solares. Funcionários treinados, bem preparados e totalmente munidos com EPIs garantem a tranquilidade e a segurança na execução do serviço. 

Esses são alguns dos fatores – entre outros – que ocasionam acidentes com módulos solares. Agora que você já sabe um pouco mais sobre esse assunto, percorra nosso site e conheça mais sobre a nossa empresa. 

Aproveite e nos siga também nas redes sociais.