Agronegócio investe na preservação ambiental e se firma na era da Sustentabilidade

Agronegócio investe na preservação ambiental e se firma na era da Sustentabilidade

   Nos últimos anos, o que pode-se dizer do setor da Agricultura?

   Praticamente, é ele que está sendo o único a encerrar positivamente os cálculos do PIB brasileiro (Produto Interno Bruto).

   Desde 2015, o Agronegócio já vinha sendo destaque na economia do país e, agora, em 2020 não foi diferente.

   Mesmo com a crise econômica impulsionada pela pandemia do Coronavírus, o setor da Agricultura e Pecuária conseguiu evitar demissões em massa e manter a lucratividade e a competitividade no mercado.

   Ou seja, a economia do Brasil – enquanto tenta se recuperar – encontrou forças justamente no Agronegócio para tentar driblar os déficits econômicos e contábeis que rondam diversos setores e refletem, inclusive, nas demissões e falências.

   Mas se tem um diferencial que contribuiu direta e definitivamente para o Agronegócio despontar em meio à crise econômica são os investimentos na Sustentabilidade.

   Até porque, não é nada fácil lidar com a agricultura e a pecuária que são nichos do setor que exigem muita atenção e cuidados especiais. Todo tipo de investimento é importante e necessário, e ainda acrescenta-se o zelo com a sustentabilidade.

   Aplicá-la nas atividades desenvolvidas no campo faz com que a empresa busque meios de promover o desenvolvimento sustentável e ampliar a competitividade consciente suprindo as necessidades sem comprometer o futuro das próximas gerações.

Agronegócio e a Sustentabilidade: plantios de áreas florestais

   Sabe-se que o desmatamento é um dos mais graves problemas ambientais do Brasil! A exploração irregular da madeira, por exemplo, resulta na retirada da vegetação nativa.

   Focada em reverter essa situação, mesmo que seja aos poucos, o Agronegócio segue à risca o SNIF (Sistema Nacional de Informações Florestais).

   De acordo com o SNIF, o setor do Agronegócio mantém parte de sua propriedade com cobertura vegetal nativa. Ao manter essa cobertura em propriedades rurais, passa a ser fundamental também fazer um controle mais eficaz de prováveis incidências de pragas.

Sustentabilidade no Agronegócio: adubos com materiais orgânicos

   Infelizmente, é sabido que o Brasil é um dos principais países do mundo que mais utiliza agrotóxicos em suas plantações, de acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

   E, portanto, todos os esforços do Agronegócio são para reverter esse cenário, reduzindo o uso destes fertilizantes químicos. Uma das medidas inovadoras é investir nos adubos orgânicos (restos de vegetais ou de resíduos animais gerados através da atividade humana).

   Algumas empresas que produzem grãos, por exemplo, como soja, usam estercos de animais a fim de enriquecer o solo com nutrientes. Além de ser uma medida mais sustentável, é também mais econômica.

   Todos os investimentos têm por objetivo manter os recursos naturais abundantes na fauna e na flora visando à sustentabilidade para as próximas gerações e a preservação do ecossistema.

O Agronegócio como incentivador da energia fotovoltaica em seus processos de produção

   Uma das contribuições cruciais que tornam o Agronegócio um dos setores mais competitivos do país e que mais desponta na economia nacional é o uso da energia fotovoltaica.

   Nada mais sustentável do que usar a energia que vem do sol para gerar eletricidade no Agronegócio e reduzir os custos com a energia elétrica. A luz solar, além de limpa, é extremamente abundante e renovável e pode ser utilizada em qualquer porte de empresa que atue no setor rural.

   A redução nos custos com a energia elétrica chega a 90% em vários casos que servem de exemplo para os mais diversos nichos do setor do Agronegócio.

   Aqui, na Soluttion Energia Inteligente, oferecemos a solução em energia fotovoltaica como resultado de processos estruturados e de um time de engenheiros com know how em centenas de projetos executados.

   Somos diferentes porque procuramos entender cada projeto como sendo único!

   A melhoria contínua dos nossos processos internos fazem com que seja possível entregar soluções mais assertivas e seguras para os nossos clientes. Principalmente do Agronegócio que tanto precisa atuar focado na sustentabilidade ambiental.

   Entendeu as razões que sustentam o Agronegócio no topo da economia brasileira? Agora você já sabe sobre a importância da sustentabilidade para esse setor tão promissor.

   Que tal fazer o mesmo pela sua empresa? Quer torná-la sustentável também? Entre em contato conosco e faça parte da família Soluttion Energia Inteligente!

   O meio ambiente e as futuras gerações agradecem pelas ações e medidas de hoje que vão refletir na sustentabilidade do futuro. Aproveite e acompanhe também a Soluttion Energia Inteligente nas redes sociais e conheça melhor o nosso trabalho.