DÚVIDAS FREQUENTES

Esta área reúne as dúvidas mais frequentes relacionadas aos serviços da Soluttion. Caso não encontre a resposta para a sua dúvida, entre em contato com a nossa equipe pelos nossos canais de atendimento.

FAQ

Como funciona a energia fotovoltaica com chuva?

Como é esperado, a produção de energia solar em dias chuvosos ocorre de modo inferior aos dias ensolarados. Isto acontece porque os módulos solares necessitam da incidência solar direta, logo, com a sua diminuição em dias de chuva, reduz-se a geração de energia solar.

Entretanto, é muito importante destacar que a diminuição não significa que seu sistema fotovoltaico parará de funcionar. Além disso, a chuva também contribui para a manutenção dos seus painéis solares, retirando toda a sujeira e outros elementos que possam prejudicar a operação. Sendo assim, mesmo com a baixa luminosidade causada por períodos chuvosos, seu sistema continuará funcionando de modo mais lento, mas ainda favorável.

Posso produzir energia solar fotovoltaica em minha empresa, indústria ou propriedade rural?

Sim e esta é uma das aplicações mais utilizadas em todo o mundo. O sistema funciona de forma integrada com a rede elétrica e o consumidor pode trocar energia com esta rede, pagando apenas a diferença entre seu consumo e a produção própria de energia.

Caso você não tenha acesso à rede elétrica é possível fazer um sistema isolado (Off-Grid). Neste caso, o sistema precisará de baterias para armazenar a energia para a noite e dias nublados.

O que é autoconsumo remoto?

O autoconsumo remoto permite que um consumidor se torne micro ou mini gerador de energia distribuída, desde que a unidade esteja titularizada em uma mesma Pessoa Física ou Pessoa Jurídica, dentro da área permitida para a geração de energia em um local diferente do local de consumo.

Isso quer dizer que o consumidor que desejar instalar seu próprio mini ou micro gerador de energia distribuída poderá ser recompensado com créditos energéticos através do excedente de consumo pelas redes que fornecem energia em sua localidade. Por exemplo, a energia gerada por um sistema fotovoltaico em um local X pode ser usada para reduzir o valor da conta de luz de um local Y completamente diferente.

Energia solar fotovoltaica pode ser vendida?

Sim. Uma forma de vendê-la é através da instalação de um sistema solar fotovoltaico no seu estabelecimento, terreno ou área rural, tornando-se um produtor de energia. Feito isso, caso não utilize toda a energia produzida, você poderá vender o excesso para as distribuidoras de energia elétrica do seu estado.

Como converter kW em kWh?

Converter kW em kWh é bem simples, basta ter em mente que kWh é a medida de energia gerada. Isto quer dizer que uma potência de 10W gerada durante 6 horas será equivalente a 60Wh. Portanto, se deseja calcular a conversão de kW em kWh, você precisará multiplicar o número da potência gerada pelo período de horas utilizadas.

Uma vez instalado, o sistema fotovoltaico dura para sempre?

Adquirindo equipamentos de alta qualidade e realizando as manutenções preventivas, é possível utilizá-los de maneira eficiente por até 25 anos.

Após esse período, o sistema continuará funcionando, mas com redução na eficiência. Em geral, após 25 anos, há uma redução de 20% na eficácia.

Como é feita a manutenção do sistema?

Geralmente, as manutenções dos módulos ocorrem uma vez ao ano ou sempre que as placas estiverem muito sujas por conta de longos períodos sem chuva.

Qual a importância dos seguros?

Por se preocupar com o processo pré e pós instalação de um sistema fotovoltaico, a Soluttion tem um cuidado completo com todo o projeto desenvolvido e o comprometimento em entregar os resultados esperados, garantindo assim uma maior segurança e tranquilidade para os clientes. Tudo isso para que os benefícios que ele gera fiquem ainda mais evidentes.

Além da questão de eficiência energética e o valor agregado que ele trará, também é preciso tomar precauções para preservar o seu investimento.

Empresas enquadradas no Mercado Livre podem implantar o sistema fotovoltaico?

Sim. Utilizando a tecnologia GRID ZERO, gerando a energia para consumo instantâneo, sem injeção na rede e sem necessidade de homologação junto à concessionária.

Qual a economia média gerada pelo sistema fotovoltaico para empresas enquadradas no Mercado Livre?

A variação gira em torno de 10% a 40% de acordo com a flexibilidade do contrato.

Posso instalar o sistema fotovoltaico em um imóvel empresarial alugado?

Sim. Caso ocorra a mudança de endereço, o sistema pode ser readequado em outro imóvel.

O que analisar para escolher uma empresa de sistemas fotovoltaicos?

Existem diversos fatores determinantes para a melhor escolha de uma empresa de sistemas fotovoltaicos. Veja abaixo:

– Tempo de mercado;
– Saúde financeira da empresa;
– Suporte pós-venda;
– Tempo de retorno para suporte técnico;
– Maior cobertura de seguros;
– Tecnologia, materiais com a mais alta qualidade e garantia de mercado;
– Equipe própria e treinada dentro de todas as normas técnicas (NR10 e NR35);
– Equipe de especialistas;
– Empresa com certificação de qualidade internacional.

Esses são alguns dos critérios para que você possa fazer a melhor escolha com tranquilidade e segurança, que só quem é líder no mercado pode oferecer.

Quais os fatores limitantes para a implantação de um projeto fotovoltaico?

Alguns dos fatores limitantes são: espaço disponível para a implantação, infraestrutura da rede elétrica e capital a ser investido.