Multinacionais: Por que elas decidiram investir em energia solar fotovoltaica?

Multinacionais: Por que elas decidiram investir em energia solar fotovoltaica?

Google, L’Oréal e General Motors. Três multinacionais fortes em seus respectivos segmentos, as quais investem em energia solar fotovoltaica tornando-se exemplos e impulsionando novos negócios no setor. 

Por que elas decidiram investir em energia solar fotovoltaica? Neste artigo, que preparamos, vamos pontuar algumas razões pelas quais também podem servir para o seu negócio de pequeno, médio ou grande porte. Vamos lá? 

Google: posicionamento que visa a reduzir as emissões de carbono no ar. 

Quem nunca ouviu falar da Google? A empresa é muito mais do que armazenamentos e pesquisas de dados para a internet. A Google já trabalha com o propósito de diminuir em maior quantidade o uso global de eletricidade por hora. 

No ano passado, o uso da energia solar já contribuiu para que essa redução fosse de 61%, porém, a meta da empresa é investir ainda mais em fontes renováveis que elevem esse percentual. 

Isso porque, ainda há na multinacional o uso da energia elétrica em alguns setores e campi, mas a Google tem por objetivo – até 2030 – conseguir abastecer todos seus escritórios, campi e datas centers com energia solar fotovoltaica todos os dias, o tempo todo. 

Esse posicionamento da Google perante o mercado tem como objetivo evidenciar, que a empresa busca eliminar as emissões de carbono por parte da companhia, ao mesmo tempo em que defende a preservação do nosso ecossistema e dos recursos naturais do nosso Planeta. 

L’Oréal Brasil: energia solar desde o aquecimento da água, até a lavagem dos equipamentos 

Uma das multinacionais mais conhecidas no segmento da beleza, também está comprometida com a sustentabilidade e a preservação do Meio Ambiente. 

A fabricante de cosméticos L’Oréal já utiliza a energia solar fotovoltaica para aquecer cerca de 25 mil litros de água por dia! Parte de toda essa água é utilizada na cozinha e nos chuveiros dos vestiários. 

Outra parte da água aquecida serve para lavar os equipamentos de produção em várias fábricas da multinacional, entre elas, a do Rio de Janeiro. 

Aliás, é na fábrica carioca da marca de cosméticos, que funciona o 2º maior sistema de módulos solares do Rio de Janeiro. Eles estão instalados no Centro de Pesquisa e Inovação da L’Oréal. 

O investimento em energia própria faz parte do compromisso mundial da multinacional com os impactos das mudanças climáticas. Os módulos solares instalados no Centro de Pesquisa e Inovação, equivalem a 26 mil árvores plantadas e evita a emissão de mais de  mil toneladas de CO² na atmosfera num período de 25 anos. 

A energia solar fotovoltaica usada na fábrica da L’Oreal do Rio de Janeiro gera cerca de 40 mil kWh por mês, o que representa o consumo mensal de cerca de 270 residências. 

General Motors: até 2050 a meta é ter 100% de energia renovável 

A multinacional terá 100% de energia renovável até 2050. Esse compromisso já está ratificado pela General Motors no relatório de sustentabilidade da empresa. 

Duas fábricas da GM no Brasil chamam atenção ao uso da energia solar fotovoltaica como fontes renováveis de energia, as quais estão em São Caetano do Sul (SP) e em Joinville (SC). 

Em São Caetano, são 560 metros quadrados, os quais receberam 280 módulos solares e sistemas de bombas de calor que fornecem água quente aos chuveiros dos vestiários, o que equivale ao abastecimento diário de 900 residências. Assim, a fábrica evita o uso de vapor e de gás natural. 

Em Joinville, a energia gerada pelo sistema fotovoltaico abastece a área produtiva e os escritórios da empresa. A energia solar também é usada para aquecer 15 mil litros de água diariamente, o que reduz os custos com o gás natural e evita a emissão de 17 toneladas de CO² por ano. 

E muitas outras empresas multinacionais já decidiram usar a energia solar fotovoltaica, elas investem nesse processo para reduzirem os custos com a energia elétrica e preservar o Meio Ambiente, além de contribuir com a sustentabilidade do nosso Planeta. 

Gostou de saber mais sobre esse avanço no setor da energia fotovoltaica? Que tal levar a sua empresa a essa mesma evolução, aliando economia e sustentabilidade? 

Aproveite que você já está aqui, no nosso Blog, e conheça mais da nossa empresa e de todos os serviços que oferecemos.