Soluttion Energia Inteligente
diagnóstico energético

Diagnóstico energético: saiba o que é, quais são os benefícios e como fazer!

2 de novembro de 2022

O diagnóstico energético é o primeiro passo para um plano de eficiência energética, pois, sem ele, não é possível traçar estratégias inteligentes para o consumo consciente de energia. 

No entanto, para fazer um diagnóstico assertivo, que leve à tomada das melhores decisões, é necessário seguir algumas etapas. Neste conteúdo, você vai entender mais detalhes sobre esse processo. 

O conhecimento nesse sentido é extremamente importante, porque ajuda a reduzir custos com energia, aumenta o poder de competitividade da sua empresa no mercado, permite o uso de uma energia limpa, renovável e inesgotável, além de outras vantagens.

Continue sua leitura que explicaremos tudo o que você deve saber sobre esse tema.

O que é o diagnóstico energético?

Primeiramente, é importante reforçar que o diagnóstico energético é o processo de identificação do padrão de consumo de uma empresa

Desta forma, com o planejamento de ações, é possível ter o melhor aproveitamento de energia.

Além disso, com os dados do diagnóstico, você poderá contribuir com a sustentabilidade, pois o levantamento de informações te dará mais clareza sobre os hábitos de consumo da sua empresa, períodos de desperdícios e custos com energia elétrica.

Quais são os benefícios do diagnóstico energético?

O diagnóstico energético oferece uma série de benefícios e possibilidades para a empresa. Entre eles: definição de estratégias para a economia de recursos, maior eficiência energética, redução do desperdício e conscientização e incentivo à sustentabilidade.

Confira um pouco mais sobre os principais benefícios:

Maior eficiência energética

A eficiência energética na indústria significa diminuir o gasto de energia para produzir a mesma quantidade de produtos. Ou seja, a sua empresa pode usufruir da energia limpa (fotovoltaica) de forma realmente eficiente, com redução de custos e mais economia

Além disso, usar energia fotovoltaica ajuda a fomentar negócios locais. A sua empresa pode economizar com a conta de energia e usar o dinheiro extra com fornecedores e serviços da cidade onde o negócio está localizado, contribuindo para a abertura de novas vagas de emprego.

Mais clareza nos padrões de consumo da empresa

Vale lembrar que o diagnóstico de energia mostra como é o padrão de consumo de uma empresa. É a partir dessa análise que a empresa pode tomar nota sobre seus próprios custos. 

Os dados indicam as maiores demandas de energia (quais máquinas e equipamentos geram mais energia), os motivos de desperdício de energia, as possíveis melhorias, etc. 

Sustentabilidade

O diagnóstico de energia mostra os dados de consumo da empresa e, ao mesmo tempo, pode te ajudar a entender como resolver as demandas com energia limpa. Aqui entra em destaque a energia fotovoltaica. 

Vale destacar que o Brasilnosso país tem ótima quantidade de horas de incidência solar por dia. Isso mostra, ainda mais, o quanto a energia fotovoltaica pode ser a sua solução. 

De qualquer modo, antes da instalação do sistema fotovoltaico, confira qual é a duração média da luz solar na cidade onde a empresa está inserida, além de considerar o quanto de energia a sua empresa precisa por dia. 

diagnóstico energético benefícios

Maior competitividade 

Depois do diagnóstico de energia e da implantação da solução fotovoltaica, você pode gastar menos para vender produtos ou serviços. 

A partir disso, já é viável oferecer preços mais baixos aos seus clientes, o que atrai mais público e, consequentemente, torna a sua empresa mais competitiva no mercado. 

Melhor previsão de custos

A instalação de um sistema fotovoltaico protege a sua empresa de variações de preços. É preciso pensar que, com o aumento na demanda por energia elétrica e com a redução no nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas, os preços da energia ficam mais caros. 

Já com um sistema de geração própria de energia (fotovoltaica), é possível se blindar parcialmente dessas oscilações. Ou seja, a energia limpa oferece maior previsibilidade e redução de custos. 

De fato: com todas essas mudanças de postura, sua empresa terá um maior crescimento, uma vez que a economia proporcionará investimento em outras áreas, e, também, mais competitividade, ganhando mais visibilidade e aceitação no mercado.

Como fazer um diagnóstico energético? Entenda as etapas necessárias

Para a realização desse diagnóstico você precisa seguir certas etapas, como:

1) Faça uma análise completa da instalação de energia na empresa.

2) Documente as oportunidades encontradas de melhoria.

3) Promova ações para que a otimização energética seja alcançada.

4) Liste os recursos necessários para colocar em prática todas as ações.

5) Defina as prioridades.

6) Estudo do local (onde a empresa está instalada) e análise dos dados.

7) Comunicação dos resultados.

Com todos esses passos, você terá uma avaliação minuciosa de todas as instalações da empresa, de modo a identificar todas as falhas em processos e oportunidades de melhoria para o consumo inteligente de energia. 

Além disso, no diagnóstico energético, você terá todas as informações de recursos necessários para que seus objetivos de consumo sejam alcançados.

Soluções econômicas e sustentáveis é com a Soluttion Energia Inteligente, clique aqui para saber mais!

Conclusão 

Neste conteúdo, você viu como o diagnóstico energético é importante para o sucesso dos negócios. 

A análise leva à identificação do padrão de consumo de uma empresa. Com os dados e planejamento de ações, é possível ter o melhor aproveitamento de energia.

Lembrando que, além da redução de custos, o diagnóstico de energia proporciona: 

  • maior competitividade da sua empresa no mercado;
  • uso de uma energia limpa, renovável e inesgotável;
  • maior previsibilidade de gastos;
  • clareza sobre o próprio consumo de energia da empresa;
  • maior eficiência energética. 
diagnóstico energético o que é

Para realizar uma transformação completa em sua empresa, invista em soluções que entreguem uma maior eficiência energética, além de economia, segurança e qualidade comprovada, com a energia solar fotovoltaica da Soluttion.

Entre em contato com a nossa equipe de consultores e solicite uma proposta!

Compartilhe:

Mais Lidas

Empresa Sustentável: como aumentar o crescimento do negócio?

18 de janeiro de 2022

Conheça 5 maneiras de economizar com o uso de energia solar

20 de janeiro de 2022

Bem-vindo ao nosso novo site Soluttion

29 de abril de 2022

Água mineral Lindoya Verão é escolhida como a primeira a chegar à lua pela NASA

9 de maio de 2022

Soluttion marca presença na inauguração da nova fábrica da BYD Brasil

10 de maio de 2022

× Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday