Soluttion Energia Inteligente
iso 50001

O que é a ISO 50001? Entenda tudo sobre a certificação!

18 de novembro de 2022

A ISO 50001 estabelece parâmetros internacionais para o fornecimento, uso e consumo de energia em organizações industriais, comerciais e institucionais. A norma tem como principal objetivo incentivar a redução das emissões de gases que podem afetar diretamente o meio ambiente, impactando no chamado Efeito Estufa.

 

As questões relacionadas ao meio ambiente têm sido um debate fundamental entre os governantes dos maiores e mais importantes países do mundo há algum tempo. Países como China e Estados Unidos estão constantemente vigilantes sobre o impacto de suas produções na saúde do planeta. 

 

O Brasil não é exceção. E, para melhorar o processo produtivo, de modo que as empresas se tornem ecologicamente mais conscientes, a gestão de eficiência energética proposta pela ISO 50001 torna-se extremamente importante.

 

A implementação de um sistema de gestão da energia sustentável, demonstra o compromisso da sua organização com o aprimoramento contínuo do desempenho da energia, destaca sua empresa da concorrência e demonstra seu compromisso com a eficiência energética.

 

Apesar de sua grande relevância, é inegável que muitos empresários ainda têm dúvidas sobre esse tema. Alguns nem sabem o que a ISO 50001 significa e defende, mas é importantíssimo ter conhecimento a respeito disso.

 

A Soluttion Energia Inteligente esclarece essa norma para você. Continue a leitura e veja os benefícios ligados à certificação! 

O que é certificação ISO 50001?

A ISO 50001, é uma norma publicada em 15 de junho de 2011 pela International Organization for Standardization – ISO

 

Ela especifica os requisitos para o estabelecimento, implementação, manutenção e melhoria do sistema de gestão de energia, e seu objetivo é permitir que uma organização siga uma abordagem sistemática para reduzir o consumo total de energia de um determinado espaço.

 

O sistema de gestão de energia traz também diretrizes sobre segurança, desempenho, eficiência energética e redução de gases poluentes, assunto de extrema importância no planeta.

 

A norma se aplica a todos os segmentos de mercado, independentemente de fatores geográficos ou de seu porte, setor de atuação e produto ou serviço oferecido.

 

Embora aplicável a qualquer empresa, é amplamente utilizado por organizações com altos índices de consumo de energia. Portanto, a ISO 50001 é adequada para qualquer negócio que queira reduzir custos e queira ou precise reduzir as emissões de gases poluentes.

 

ISO 50001 – Para que serve?

Devido aos altos custos de energia e diante de um mercado instável, contar com uma gestão com foco na eficiência energética sempre foi uma boa solução para as empresas. A melhor maneira de estabelecer um sistema com esse objetivo, é começar pela implantação da ISO 50001.

 

A norma visa ajudar as empresas a usar a energia de forma mais eficiente através da implementação de um sistema de gestão de energia. No entanto, a adoção desse sistema exige mudanças nas práticas institucionais existentes. 

 

Atualmente, o gerenciamento de sistemas e as abordagens comportamentais estão no centro da melhoria da eficiência do consumo de energia.

 

A norma, define o que é considerado a melhor prática de gestão de energia do mundo e, se baseia em um modelo de gestão de melhoria contínua, além de seguir outras normas como ISO 9001 ou ISO 14001 para facilitar às organizações que buscam aliar a gestão de energia com esforços de melhoria da qualidade e de gestão ambiental.

 

A ISO 50001 no Brasil

Considerada uma das formas mais seguras de promover a eficiência energética de uma empresa. Estima-se que a norma impacte 60% do consumo total de energia mundial. 

 

Atualizada em 2018, ela já soma mais de vinte mil certificados emitidos no mundo. No Brasil, o controle e atribuição da norma é de responsabilidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT. Poucas empresas são certificadas no país, mas mesmo assim, o Brasil lidera na América do Sul e Central.

 

A matriz energética brasileira, segundo a  Empresa de Pesquisa Energética – EPE, é 83,7% dependente das hidrelétricas e termelétricas, com impactos negativos na sociedade e no meio ambiente.

 

O Anuário Estatístico da EPE, aponta também, quais são os setores que mais consomem energia elétrica:

 

  • Indústrias 36,3%
  • Residências 30,1%
  • Comércios 17,4%
  • Agronegócio 6,6%
  • Poder público 2,8%
  • Iluminação pública 2,8%
  • Serviços 3,4%
  • Consumo Próprio 0,7%

 

A atenção vai especialmente para os setores econômicos da indústria, comércio e agronegócio, nos quais, correspondem por mais de 60% do consumo de energia do país.

 

Uma das melhores opções para implementar ações de eficiência energética, especialmente no Brasil, é optar por energias limpas e renováveis, como a energia solar fotovoltaica.

 

Por isso, buscar a por soluções em eficiência energética é uma estratégia que deve ser considerada no planejamento e gestão de qualquer negócio.

 

Não é por acaso que as empresas estão sempre à procura de soluções ideais para reduzir o consumo de energia. Além de serem benéficas para a sustentabilidade, elas também podem reduzir custos operacionais e ganhar vantagem competitiva.

 

Neste caso, a ISO 50001 e a implantação do modelo de geração de energia limpa, como a energia solar, pode ser uma alternativa muito eficaz para implementar uma gestão de energia eficiente, sustentável e econômica, garantindo a excelência, segurança e eficiência dos serviços prestados. 

 

Ou seja, tanto as empresas quanto os clientes saem ganhando. Diante disso, vale a pena se aprofundar nessa temática!

Quais os benefícios que a ISO 50001 pode trazer para as empresas?

A implementação de um sistema de gestão eficiência energética é muito benéfica e extremamente positiva para qualquer empresa, pois reduz custos e melhora a imagem da empresa no mercado.

 

A norma possui valor tanto como modelo de boas práticas para gestão estratégica de energia quanto para referência global de ações climáticas e de energia limpa.

 

A ISO 50001 é:

 

  • Favorável aos negócios: Economia impressionante baseada em um programa de gestão testado;

 

  • Relevância Internacional: Desenvolvida em mais de 50 países, muitos deles implementaram políticas e programas de apoio;

 

  • Transformadora: Implementar as boas práticas em qualquer organização, viabilizando ganhos em produtividade e eficiência para garantir o crescimento.

 

A ISO 50001 é uma norma que torna o uso de energia mais seguro e eficiente, ideal para empresas que precisam ou desejam reduzir as emissões de gases poluentes. Entre as vantagens de implementar esta norma, podemos citar:

Melhor uso do consumo de energia existente

Por meio do processo de medição de energia é possível ter uma visão estratégica e objetiva, permitindo identificar melhorias e auxiliando as organizações a fazer melhor uso de seus ativos de consumo de energia existentes.

Projeção de consumo e identificação de oportunidades de economia

Através da identificação das variáveis que influenciam o consumo de energia, por meio de uma série de dados históricos, a empresa estabelece uma linha de base energética, criando maior previsibilidade de consumo, e assim, auxilia nas decisões estratégicas que busquem aumentar a eficiência.

Integração com a gestão organizacional

A gestão da eficiência energética pode ser aliada com outras áreas, permitindo a integração com outros sistemas de gestão organizacionais, tais como sistema de gestão da qualidade – ISO 9001, sistema de gestão ambiental – ISO 14001, sistema de gestão de segurança e saúde do trabalho – ISO 45001. Esses conjuntos de certificações, são os mais relevantes requisitos a serem buscados pelas empresas que almejam a qualidade total.

Energia sustentável com a ISO 50001

Operação sustentável

As empresas certificadas acabam minimizando impactos ambientais, conservando recursos e levando à redução de gases poluentes. Caso opte por uma energia limpa, o compromisso com a sustentabilidade é ainda maior. Dessa forma, fica mais fácil entender como usar energia de forma limpa e sustentável

 

Transformação digital e tecnológica

Capazes de promover verdadeira transformação nos processos da empresa, o uso de tecnologias é essencial para melhorar a eficiência energética. 

 

Esse tipo de mudança é muito importante, pois abre espaço para plataformas de gestão de energia (vistas como principais ferramentas para as empresas), assim como, a geração de energia através da implantação do sistema fotovoltaico.

 

Relatórios sistematizados sobre o consumo de energia

A geração de relatórios e dados sistematizados de consumo, processos e desempenho dos equipamentos, facilita a tomada de decisões em diversos setores da empresa, além de atender às necessidades das partes interessadas, possibilita melhor controle e padronização das informações, integrando os sistemas da empresa e unificando as informações.

Engajamento interno

Mudanças na organização podem gerar motivação nos colaboradores que se unem para garantir o cumprimento dos requisitos necessários, melhorando a cultura interna, promovendo as melhores práticas de gestão de energia e reforçando os bons comportamentos e o uso de energia se torna mais eficaz.

Credibilidade e imagem positiva

O compromisso com a gestão de energia proporciona uma imagem positiva, permite maior confiança por parte de potenciais clientes e parceiros e garante a credibilidade mundial para a consciência da energia.

 

Você também dará a sua empresa um novo valor: o de ser um empreendimento que atua com consciência ambiental.

 

Esse é um aspecto que possui grande fator competitivo. As pessoas buscam cada vez mais consumir mais produtos e serviços que sejam fornecidos por empresas sustentáveis ou engajadas nas questões ambientais. 

Quais são os principais requisitos da ISO 50001?

Como todas as ISOs, a ISO 50001 especifica os requisitos que devem ser rigorosamente seguidos pelas organizações que desejam ser certificadas. Em resumo, os principais pontos que devem ser atendidos são:

 

  • Desenvolver políticas internas para um consumo de energia mais eficiente;
  • Estabelecimento de metas e objetivos para as políticas a serem implementadas e para que a empresa busque permanentemente a melhoria contínua de seu desempenho energético;
  • Coletar dados de consumo de energia e usá-los para tomada de decisão;
  • Usar software de gerenciamento de energia e utilidades para melhorar a forma como a energia é consumida por meio de novas tecnologias e ferramentas;
  • O monitoramento de processos e resultados de medição, incluindo medição de consumo da empresa, é normalmente realizado por meio do monitoramento em tempo real das operações;
  • revisar sistematicamente o desempenho do sistema de gestão de energia para identificar onde melhorias de eficiência podem ser feitas (o sistema deve ser capaz de identificar desvios, anomalias e oportunidades de economia de forma permanente e sistemática);
  • Atender aos requisitos legais e contratuais relacionados à gestão de energia (o que acaba sendo um benefício, pois o projeto exige que as empresas tenham um controle mais rígido sobre esses requisitos, facilitando evitar multas por descumprimento de algumas obrigações).

 

A melhoria contínua dos sistemas de gestão de energia é, sem dúvida, um dos requisitos mais relevantes. Para a certificação na ISO 50001 o método de implementação baseia-se no PDCA – Plan, Do, Check, Act (em português Planejar, Fazer, Verificar e Agir), que também orienta as conhecidas ISO 9001 e 14001.

 

Para implementar essa Norma é importante fazer uma avaliação das condições organizacionais, como o ritmo de atividade produtiva, para fazer uma previsão e o alinhamento dos objetivos da certificação com os da organização.

 

Consumir energia de maneira consciente é essencial!

Energia solar é um agente de crescimento empresarial

O mercado brasileiro dispõe de soluções energeticamente eficientes para os setores da indústria, comércio e agronegócio em sua caminhada rumo a uma economia de baixo carbono, com redução de gastos e eficiência energética.

 

Investir em digitalização e maquinário moderno é um dos caminhos para a inovação, mas não é o principal. Para ser uma indústria 4.0, por exemplo, é preciso investir, também, em sustentabilidade. Sendo assim, o ideal é que as empresas optem por uma fonte de energia renovável e em projetos de eficiência energética.

 

A energia solar pode ser a alternativa ideal para auxiliar a sua organização a ter eficiência energética.

Eficiência energética: economizando para investir em inovação

Através da ISO 50001, podemos observar o quanto a economia de energia nunca foi tão importante quanto hoje. O uso mais eficiente da energia é um tema de grande interesse para todos os setores da economia, tanto para sustentabilidade e retorno financeiro, quanto para o meio ambiente.

 

As contas de energia elétrica são uma das maiores despesas nos orçamentos das empresas e indústrias, como já mostramos aqui, as usinas solares surgem como uma alternativa de energia limpa, que faz uso das suas características específicas para trabalhar com mais eficiência energética, reduzir custos.

 

Além disso, para permitir ao empresário, a autogeração de energia elétrica, mais ganhos na produção, benefícios e oportunidades de investimento em outros setores de negócios.

 

A praticidade adquirida no processo de solicitação de acesso, aliada à redução dos custos de instalação, manutenção do sistema e a possibilidade de parcerias comerciais de longo prazo, tornam a tecnologia fotovoltaica extremamente atrativa para os investidores.

 

Por isso, contar com uma empresa especializada é fundamental para quem busca implementar medidas de eficiência energética. A economia gerada através da energia solar dará às empresas margem para investir em outros setores e possibilitará sua transição.

 

Melhor desempenho operacional e na geração de energia

A geração de energia solar é realizada em larga escala, de acordo com as necessidades da produção. 

 

Com a luz do sol, é possível produzir eletricidade com potência suficiente para operar, por exemplo, todas as máquinas industriais, incluindo as de grande porte em ambientes internos e externos, com economia e eficiência energética.

 

A capacidade produtiva não é prejudicada em nada, e ainda oferece vantagem competitiva. Os benefícios da energia solar incluem:

 

  • otimização dos custos operacionais com energia elétrica;

 

  • redução dos impactos climáticos e, consequentemente, ambientais;

 

  • possibilidade de automatizar o monitoramento da geração e consumo de energia;

 

  • incentivos fiscais e bancários.

 

A implementação da energia solar pode ser feita de várias formas. Um consultor especializado analisará as condições da propriedade, levando em conta a localização geográfica, a disponibilidade de espaço para instalação do sistema e a demanda contratada, entre outros fatores.

 

Para empresas que não têm disponibilidade de espaço em seu telhado para instalar os equipamentos de geração de energia solar, existe a modalidade de autoconsumo remoto — onde a geração é feita de forma remota, utilizando a energia produzida da usina sem a necessidade de proximidade com as unidades de consumo e, com os créditos da geração abatidos nas Unidades Consumidoras.

Consumo eficiente com a ISO 50001

Soluções inovadoras para dar eficiência a sua empresa

A instalação de fotovoltaicos exige planejamento estratégico inteligente, feito por uma empresa experiente no mercado, que ofereça essas soluções integradas e trabalhe com equipes especializadas e mão de obra própria. Nesse planejamento, é preciso considerar fatores importantes: 

 

A viabilidade, custos, payback e instalação de qualidade, com um acompanhamento que não pode terminar ao final da implementação do sistema, são alguns dos fatores a serem considerados. Uma empresa especializada faz toda a diferença, desde o planejamento, passando pela instalação até a manutenção.

 

Para obter os melhores resultados, é preciso investir em projetos customizados que atendam às reais necessidades de cada segmento. A Soluttion, líder em soluções em energia solar fotovoltaica e há 11 anos no mercado brasileiro, é especializada em geração solar e oferece essas soluções de forma diferenciada.

 

Na instalação de sistemas fotovoltaicos, a Soluttion faz o serviço tanto dentro da propriedade de unidade consumidora, quanto fora (usina de autoconsumo remoto), assim como, a manutenção e operação dos equipamentos.

 

Os resultados decorrentes dessa operação são: eficiência, custo fixo de energia, redução de gastos e baixo impacto ambiental. Tudo isso, com a marca Soluttion de confiabilidade.

 

A Soluttion oferece um portfólio de soluções, tanto para aumentar a eficiência energética, quanto para incentivar a geração de energia renovável.

 

Temos uma ampla carteira de clientes nos setores da indústria, comércio e agronegócio que nos dá a expertise necessária para atender cada um dos segmentos. 

 

Oferecemos soluções que vão desde a instalação, manutenção, plataformas tecnológicas de monitoramento para acompanhamento do pleno funcionamento de equipamentos e instalações, garantindo  qualidade e eficiência que sua empresa precisa.

 

Soluções econômicas e sustentáveis para a indústria é com a Solluttion Energia Inteligente. Clique aqui para saber mais!

 

Conclusão

A certificação ISO 50001 é um projeto de retorno garantido – não só econômico, mas também ambiental e estratégico. 

 

As empresas certificadas atingem seu potencial competitivo reduzindo custos operacionais por meio da gestão de energia, e sua reputação ganha um impacto positivo pela marca portar a sigla ISO. 

 

A gestão de energia não é apenas reduzir o consumo de energia ou reduzir as contas de luz. O gerenciamento energético está diretamente relacionado à utilização ideal de energia com base na economia de gastos e do consumo. 

 

Essa melhoria do desempenho dá à organização uma “folga de energia”, que pode ser usada para outras necessidades e demandas da sua empresa.

 

As práticas de eficiência energética adotam, como preceito básico, a manutenção das condições de conforto, segurança e produtividade da empresa. Além disso, incluem a melhoria da qualidade dos serviços de energia e a redução do impacto ambiental.

 

A produção de energia renovável, aliada a ferramentas inteligentes de monitoramento, desempenha um papel vital no cumprimento das metas climáticas globais e da eficiência energética da sua indústria.

 

No entanto, para quem não pode investir em eficiência energética, mas quer iniciar sua transição, a Soluttion tem as principais soluções para viabilizar a transição energética nas empresas, potencializando a saúde financeira do seu negócio.

 

Desenvolvemos soluções personalizadas e de alta complexidade orientadas para os setores  industrial, comercial e agronegócio, sendo reconhecida dentro e fora do país pela sua expertise. Entre em contato conosco e saiba como aplicar soluções de eficiência na sua empresa!

Compartilhe:

Mais Lidas

Empresa Sustentável: como aumentar o crescimento do negócio?

18 de janeiro de 2022

Conheça 5 maneiras de economizar com o uso de energia solar

20 de janeiro de 2022

Bem-vindo ao nosso novo site Soluttion

29 de abril de 2022

Água mineral Lindoya Verão é escolhida como a primeira a chegar à lua pela NASA

9 de maio de 2022

Soluttion marca presença na inauguração da nova fábrica da BYD Brasil

10 de maio de 2022

× Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday