Soluttion Energia Inteligente
Soluttion Energia Inteligente

Uma carteira forte como um touro

24 de maio de 2023

Dificilmente analisamos criticamente a história de alguém bem-sucedido. O que haveria de interessante na trajetória de um pai de 3 filhos, morador de Omaha, Nebraska, Estados Unidos? O fato deste ser um dos homens mais ricos do mundo. Sua narrativa de sucesso se iniciou em 1950. Warren Buffet é um dos, se não o maior, investidor de todos os tempos. Famoso por apostar na estratégia “Value Investing” *,  este aventureiro construiu uma fortuna, tendo uma rentabilidade de quase 20% ao ano “apenas” confiando na valorização dos ativos. Isto foi fruto da crença em empresas que se fortaleciam na época, como a Disney. Buffet tinha grandes aspirações e inspirações, além de uma boa lista de amigos (o visionário Bill Gates estava nela). Dizem-se que quando um homem se torna pai, nasce um herói. Heróis são corajosos e rebeldes, isto porque um enredo sem vítimas e problemáticas não venderia ingressos no cinema. Mas, ao menos que seu perfil de investidor não seja extremamente arrojado e hoje esteja sendo fundada uma nova “Walt Disney Company”,  sugerimos que você invista com segurança e diversificação.

Construir uma carteira de investimentos com uma variedade de ativos que proteja seu patrimônio de diversos cenários possíveis é importantíssimo. Atualmente, pode-se investir em renda fixa ou variável. A maior diferença está na previsão. Enquanto a renda fixa tem mais parâmetros que prevê rentabilidade dentro do prazo aplicado, a renda variável está à mercê de fatores macroeconômicos e gestão que pode interferir de maneira agressiva nos rendimentos e valorização. Estas duas categorias possuem diferentes tipos de investimentos que abordaremos logo, mas antes, é importante dizer que estes se diferem por 3 fatores cruciais: liquidez – a facilidade de acesso ao capital aplicado – rentabilidade, segurança . De certa maneira, se há grande rentabilidade, dificilmente se pode ter segurança.

Atualmente, encontra-se no mercado alguns principais tipos de investimento. O Tesouro Direto é seguro pois é assegurado pelo Tesouro Nacional. Todavia, este investimento apresenta rentabilidade mediana. As Letras de Crédito, que abrangem Letras de Créditos (LCI) e Letras de Crédito do Agronegócio (LCA), são também investimentos em renda fixa. LCI e LCA, geralmente podem ser resgatados quando há o tempo de vencimento, sendo prejudicadas ao analisarmos a liquidez. Os famosos Certificados de Débito Bancário (CDB) funcionam na grande maioria à longo prazo – mais que 2 anos. Contudo, raras opções podem ter liquidez diária. Por um lado, LCI e LCA não pagam Imposto de Renda (IR), já o CDB tem IR progressivo de acordo com o tempo de aplicação. Há algo em comum entre estes: instabilidade. A Poupança, um investimento comum pela segurança, mas historicamente não rende o suficiente para proteger da inflação, o que leva aos prejuízos . É notório que investimento em Poupança faz parte da cultura nacional, não apenas pela segurança, mas também pelo fácil acesso – o que incrivelmente pode ser encontrado em outros tipos de investimento. Historicamente, este tipo de investimento não traz um bom rendimento e aparenta ser mais interessante para Instituições, gerando receita por meio da taxa de spread **. Por último, imóveis, que pode ser uma forma segura e interessante pela tangibilidade, mas não podemos esquecer de analisar a depreciação do imóvel , a oscilação naquilo que se entende por “boa localização”, e os problemas com o inquilino ao repassar a correção do aluguel (por exemplo, pela inflação).

Oscilações agressivas na cotação de ações, grandes empresas solicitando recuperação judicial, crise no varejo diante dos juros nacionais, instabilidade política e fatores macroeconômicos, como os conflitos diplomáticos. Tudo está conectado e sendo levado à baixo, agora, em tempo real. Acredite, os receios de quem compra em um supermercado podem impactar diretamente na saúde do mercado financeiro. A inviabilidade de produção de um único produto no interior do norte do País pode afetar centenas, milhares de outras empresas, inclusive o seu ativo. Visto o cenário caótico e as instabilidades eminentes, ter segurança ao investir parece ser a melhor opção. Já que falamos de opções, entraremos neste assunto. Imagine que nosso caro bilionário, Warren Buffet, fosse ainda mais ousado e aplicasse todo seu patrimônio e recursos em ações de um varejo com centenas de franquias, investidores, colaboradores, fornecedores, enfim, excelentes stakeholders. Imagine agora que Buffet, em seu café matinal, abrisse os jornais de costume e se deparasse com algumas notícias que você deve ter visto também, como grandes empresas tendo suas ações despencadas. Estaria acabada toda sua fortuna e as 3 “crianças” teriam sérios problemas. Entende-se então a necessidade de diversificar em investimentos.

Diversificar em investimentos é fazer com que os investimentos se adaptem às suas necessidades, e não ao contrário. Esta estratégia minimiza os seus próprios erros de análise e acaba por proteger suas aplicações de diversos cenários que podem se construir. Fala-se então de um equilíbrio: contrapesos em cada etapa do ciclo econômico. Ganha-se então, potencialização nos ganhos, redução de riscos e comodidade para o investidor. Além da segurança, encontra-se o equilíbrio entre rentabilidade e liquidez, ao mesmo tempo que não se fica à mercê das influências desequilíbrios externos. Se a mudança climática pode ser prejuízo em um setor, por outro lado, ela representa oportunidades para novas formas de lucro – eis aqui um bom argumento para ampliar a carteira de investimentos. Desistir de tudo àquilo que se construiu no passado não é uma alternativa, enxergar o presente e as promessas do futuro, sim! Há, porém, uma excelente maneira de viver com liberdade e segurança, fortificado na certeza de rendimentos futuros: um investimento que se renova todos os dias.

Como um sol que nasce no horizonte e traz esperanças para um novo amanhã, um recurso que existe há bilhões de anos trouxe ao mercado, no século passado, uma tecnologia revolucionária. A fotovoltaica. Hoje, a energia solar fotovoltaica é a segunda colocada na matriz elétrica do Brasil, permite um investimento seguro, rentável, e com tem payback interessantíssimo. Vista a oportunidade, o mercado tem trazidos constantes novidades que alavancam ainda mais o crescimento que já era exponencial. O setor fotovoltaico bate recordes todos as semanas e parece cada vez mais atrativo. Os impedimentos de antes se tornaram aliados. Se antes havia grandes custos para aquisição dos insumos que permitem a construção de usinas solares, hoje há incentivos do governo para produção nacional. Se antes o Mercado Livre de Energia era opção contrária, hoje unido às usinas fotovoltaicas, gerando créditos de energia ou trabalhando com a flexibilidade, esta opção não pode passar despercebida aos olhos de quem quer unir rentabilidade e compromisso com um mundo ecologicamente correto.

Sobre benefícios do investimento em energia solar, há muito a dizer. Investir em um ativo tangível, torna tudo palpável. Um ativo real, por sua vez, contribui para a economia e o fluxo real de renda, gerando empregos, abrindo e estruturando empresas. Porém, enxergaremos também as vantagens que primeiro impactam o investidor. É garantido, o retorno virá e não tardiamente, com um excelente equilíbrio entre risco e rentabilidade. Entende-se também a valorização do imóvel através da implementação de uma usina fotovoltaica. Considera-se as boas condições climáticas do Brasil, um país tropical. Com um payback prometendo diminuir pelas novas regulamentações e tecnologias, o investimento ainda conta com um produto de longa vida útil, muito superior ao tempo de retorno de investimento. Não se pode deixar de citar que todo o cenário parece cooperar para o investimento. O mundo está se tornando digital (a mobilidade elétrica e o crescimento de produtos digitais mostram um futuro “on”); há um acúmulo de pessoas no planeta. Tudo isto consome energia, enquanto os recursos utilizados tradicionalmente são finitos. Confiar em renováveis mostra ser uma necessidade.


Para muitos, investir carrega um propósito. Investir em energia solar é para àqueles que se preocupam com seus filhos, mas também pensam nos filhos do vizinho, na plantação das cidades longínquas e na situação econômica da menor cidade do menor estado. Mais do que encontrar solução, você busca razão. Falamos de investimento sustentável que se aproxima das melhorias que o amanhã necessita, enquanto se distancia das instabilidades políticas, econômicas e fiscais que permeiam o hoje.

*Value Investing: compra de ativos que se encontram a um preço abaixo do seu valor intrínseco naquele momento.

**Spread: diferença entre juros paga a quem empresta dinheiro ao banco e para terceiros normalmente na forma de empréstimo.

Compartilhe:

Mais Lidas

Empresa Sustentável: como aumentar o crescimento do negócio?

18 de janeiro de 2022

Conheça 5 maneiras de economizar com o uso de energia solar

20 de janeiro de 2022

Bem-vindo ao nosso novo site Soluttion

29 de abril de 2022

Água mineral Lindoya Verão é escolhida como a primeira a chegar à lua pela NASA

9 de maio de 2022

Soluttion marca presença na inauguração da nova fábrica da BYD Brasil

10 de maio de 2022

× Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday