Orçamento Gratuito

Os benefícios da energia fotovoltaica para o Agronegócio

SOLUTTION em 18/05/2020 às 13h23

Com a necessidade de destacar-se no mercado, o agronegócio tem cada vez mais aderido à práticas inovadoras e sustentáveis para redução de custos e mitigação de desperdícios. 

Uma dessas tecnologias é a Solução Fotovoltaica, que além da redução de despesas com energia elétrica  é uma forma de atrelar prática sustentável ao negócio.. A tecnologia contribui para aumentar os resultados e economizar nos processos e consequentemente aumenta a margem de rentabilidade.

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, em breve, o Brasil estará entre os 20 países com maior geração de energia solar no mundo. Agora é a hora de investir nessa solução para geração de energia. 

Existe o Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica na Produção Agropecuária- INOVAGRO, que está disponível à incorporação de inovação tecnológica nas propriedades rurais e financia também sistemas fotovoltaicos. Os limites de financiamento são de R$ 1,1 milhão por cliente, para empreendimento individual, e R$ 3,3 milhões para empreendimento coletivo, respeitado o limite individual por participante. 

A produção de energia solar em propriedades rurais é crescente no País. Entre os fatores que influenciaram esse crescimento está o custo da energia, pois, com a geração própria de energia, o agricultor ganha um diferencial para seu negócio, tanto do ponto de vista financeiro como no de sustentabilidade. Outro detalhe é a constante incerteza sobre a manutenção do subsídio que o agronegócio tem em contas de luz. Dessa forma, o avanço da energia fotovoltaica nas propriedades rurais está diretamente ligado ao aumento nas tarifas de energia elétrica. 

 

Vantagens do Sistema Fotovoltaico no Agronegócio

 

 Como apontamos anteriormente, no agronegócio, a energia solar ganha destaque, oferece economia e segurança para as atividades no campo. Os produtores rurais que adotam uma solução para geração própria de energia têm uma série de vantagens relacionadas aos custos, aumento de produção, selos de qualidade e imagem institucional ( ecomarketing).

Além de todos os benefícios, pode-se reduzir a conta de energia em mais de 90%, podendo gerar investimento para outros setores da produção. O tempo de retorno fica, entre 4 e 7 anos e a vida útil do sistema é superior a 25 anos.

O campo é, contudo, um dos locais com maior potencial para aproveitamento da irradiação solar. Além do bombeamento de água, a energia solar fotovoltaica pode ser usada para iluminação, ventilação e resfriamento de grãos em silos.

Conforto animal e sistemas de ordenha também obtêm benefícios com a tecnologia, bem como resfriadores para produção leiteira e cercas elétricas para manejo de gado. A energia solar ainda oferece vantagens para controle térmico do ambiente interno de estufas agrícolas.

A tecnologia fotovoltaica continuará avançando e possibilitará a geração de sua própria energia, de maneira limpa, sustentável, sem necessitar de grandes estruturas. 

Está na hora de internalizar a ideia que não é necessário um embate entre agronegócio e meio ambiente. A produção de energia pode ocorrer dentro dos critérios de sustentabilidade. 

 

Ficou curioso e deseja mais informações? Entre em contato e, aproveite para pedir um orçamento sem compromisso. 

 

MAIS NOTÍCIAS

Receba nossas novidades: