Soluttion Energia Inteligente
energia solar no agronegocio

Energia solar no agronegócio: o que é e como ela ajuda o produtor rural

12 de dezembro de 2022

O Brasil, cada vez mais, utiliza energia fotovoltaica. Dentro do grupo de usuários, estão grandes empresas dos mais variados segmentos, como do agronegócio. E você, já pensou em usar energia solar no agronegócio? 

Essa alternativa é 100% benéfica para sua empresa, uma vez que proporciona melhor eficiência energética, redução de custos de produção, maior rentabilidade, dentre outras vantagens. 

Neste conteúdo, nós vamos falar sobre os benefícios da energia fotovoltaica. Além disso, vamos mostrar como ter a melhor experiência com as nossas soluções, para você ter o máximo de qualidade e segurança usando energia solar. 

Acompanhe as informações!

Como funciona a energia solar na agricultura?

A energia solar funciona como uma das grandes soluções para o agronegócio. Ela pode ser usada nas mais variadas aplicações e atividades do dia a dia. Daqui a pouco, vamos falar mais sobre isso. 

Por ora, é importante frisar que o agronegócio é um dos maiores protagonistas para a economia do Brasil. E isso só é possível porque as empresas desse setor investem em tecnologia constantemente. 

A energia fotovoltaica é, justamente, uma das grandes tecnologias. A imensa exposição à radiação solar combinada à disponibilidade de terra e às linhas de financiamento (subsidiadas e voltadas ao produtor rural) resultam em colheita próspera, rentável e sustentável.

Quais as principais aplicações da energia fotovoltaica no meio rural?

Daqui em diante, nós vamos explicar como a energia solar no agronegócio funciona, especificamente. Desse modo, você pode entender, ainda mais, como o sol pode trabalhar para você e ajudar sua empresa a alcançar grandes resultados. Confira: 

Irrigação

A energia solar pode ser utilizada no funcionamento de bombas de água para irrigação. Isso faz com que você tenha redução de custos para as plantações e colheitas. Logo, os negócios se tornam muito mais rentáveis. 

Proteção

Outra utilidade da energia fotovoltaica é para o funcionamento das cercas elétricas que fazem a proteção do rebanho. Esse tipo de utilidade garante uma segurança muito maior para a criação de animais. 

principais aplicações da energia fotovoltaica no meio rural

Ordenha

A ordenha é uma tecnologia indispensável para produtores de leite e/ou derivados. Afinal, essa máquina automatiza a extração de leite das vacas. A energia solar também pode colocar as ordenhadeiras em funcionamento.

Iluminação

O sol também pode trabalhar para você, no sentido de fornecer energia necessária para iluminar plantações, sedes, escritórios, dentre outros espaços — estejam eles dentro ou fora da área rural. 

Refrigeração

Muitos produtos do agronegócio dependem de refrigeração para a conservação. Mais uma vez, a energia solar pode suprir essa demanda. Ou seja, os refrigeradores também podem funcionar pela energia fotovoltaica. 

Vantagens do uso da energia solar no agronegócio

Ainda na dúvida sobre o investimento de energia solar no agronegócio? Nós separamos algumas vantagens para te apresentar. Veja quais são elas: 

Redução dos custos e rápido retorno do investimento

É possível ter redução de custos para as produções de forma geral. Basta pensar que, com a energia solar, dá para reduzir custos em diversas etapas de trabalho. Além disso, há a experiência de saber que você comprará o máximo de tecnologia em energia solar no agronegócio. 

Previsibilidade

Utilizar um sistema de energia fotovoltaica dá maior previsibilidade aos negócios. Isso significa que as empresas conseguem ter ideia do quanto de energia vão gastar ao longo de meses.

É uma condição muito diferente do uso, somente, de energia elétrica. É preciso lembrar que as contas de energia elétrica sofrem reajustes de tarifas e bandeira constantemente.

O resultado é o aumento de gastos para as empresas. As contas, muitas vezes, até tiram o sono dos empresários. Então, para reverter parcialmente esse cenário, é indicado o uso de energia solar. 

Vantagens do uso da energia solar no agronegócio

Sustentabilidade e marketing verde

Outro benefício é o de enquadrar o seu negócio no chamado marketing verde. Este termo significa que determinada empresa tem processos e produtos ecologicamente corretos. É um reconhecimento crucial para atender às expectativas de clientes preocupados com a sustentabilidade do planeta.

Longa vida útil do sistema solar

Também é importante dizer que um sistema solar dura, em média, 25 anos, desde que feitas as manutenções recorrentemente. Além disso, o payback de um sistema fotovoltaico, no Brasil, é de quatro anos. Ou seja, um tempo até rápido para o sistema gerar economia a ponto de “se pagar”. 

Soluções econômicas e sustentáveis para o agronegócio é com a Soluttion, clique aqui para saber mais!

Conclusão

Neste conteúdo, nós falamos sobre energia solar no agronegócio. Como visto, é possível deixar que o sol trabalhe para você, no sentido de fornecer energia solar necessária para diversas atividades, como: irrigação, extração de leite, iluminação de plantações e sedes, refrigeração de produtos, dentre outras. 

Lembrando que explorar a energia solar é uma alternativa que traz vários benefícios, desde redução nos custos de produção à melhora da imagem da empresa perante o público consumidor. Por tudo isso, te convidamos a conhecer as nossas soluções… 

A Soluttion Energia Inteligente já ajudou várias empresas a reduzir significativamente os custos com eletricidade, como também contribuiu na diminuição nas emissões de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, criando um planeta melhor para as gerações futuras, tudo em uma única solução. 

Então, para conhecer melhor nossas soluções para o agronegócio —  desde dimensionamento do sistema fotovoltaico para a máxima performance e eficiência a monitoramento e manutenção periódica dos sistemas — entre em contato com um de nossos especialistas!

Garanta o máximo de tecnologia e a melhor experiência para sua empresa! 

Compartilhe:

Mais Lidas

Empresa Sustentável: como aumentar o crescimento do negócio?

18 de janeiro de 2022

Conheça 5 maneiras de economizar com o uso de energia solar

20 de janeiro de 2022

Bem-vindo ao nosso novo site Soluttion

29 de abril de 2022

Água mineral Lindoya Verão é escolhida como a primeira a chegar à lua pela NASA

9 de maio de 2022

Soluttion marca presença na inauguração da nova fábrica da BYD Brasil

10 de maio de 2022

× Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday