Orçamento Gratuito

Faça como nós e pratique atitudes sustentáveis

SOLUTTION em 04/06/2019 às 11h28

Energia solar fotovoltaica é um grande passo em busca da preservação do meio ambiente.

A geração de energia causa impactos ambientais em maior ou menor grau, dependendo da fonte energética utilizada. Para suprir essas demandas, foram criados métodos diferenciados de geração, como por exemplo, fontes renováveis. 

Produzida a partir de fontes consideradas inesgotáveis, ou seja, encontradas na natureza e sem risco de acabar a partir da exploração, a energia renovável utiliza recursos ambientais sem prejudicar significativamente o ecossistema e dispensa processos artificiais, gerando baixo impacto ambiental. Entre elas, podemos citar a energia solar, a energia eólica e a energia hidráulica.

Por outro lado, a energia não renovável baseia-se na exploração de recursos naturais esgotáveis, que possuem alto risco de deixarem de existir em curto, médio ou longo prazo. São exemplos de fontes de energia não renováveis: o petróleo, o gás natural, o carvão mineral e os combustíveis nucleares. Esses métodos de geração dependem da extração ou exploração de matéria-prima escassa, gerando degradação e causando prejuízos ao meio ambiente.

Impactos que podem ser evitados com energia renovável

Um grave problema causado pela geração de energia não renovável é a emissão de gases poluentes, que não só prejudicam a saúde como também geram efeitos em escala global, como o aquecimento do planeta. A queima de petróleo por veículos e indústrias, por exemplo, têm resultado em problemas respiratórios nos grandes centros urbanos.

A substituição de carros movidos à gasolina por veículos elétricos é uma das iniciativas capazes de causar um impacto positivo ao meio ambiente, gerando benefícios no ar e, assim, interferindo na qualidade e na manutenção da vida no planeta.

O petróleo é um grande causador da poluição dos mares e por ser formado por compostos orgânicos depositados no fundo dos oceanos, esse recurso precisa ser extraído a partir de grandes plataformas.

Esse processo é suscetível a acidentes como vazamentos, que deixam um rastro de destruição na fauna e na flora presente nos mares. A substituição do petróleo por métodos de energia renovável diminuiria a dependência de combustíveis fósseis e com isso, a redução dos riscos de sua exploração.

O carvão mineral, por sua vez, está entre as principais fontes de energia atualmente, porém a sua extração resulta na perda significativa de áreas vegetativas, responsáveis pela oxigenação do ar. Assim, além de poupar as árvores, a diminuição do uso de carvão mineral e vegetal traria também benefícios importantes ao ar e ajudaria na precaução de consequências maiores, como o aquecimento global.

Muito utilizado em regiões com baixo potencial para outros formatos de geração energética, o método nuclear gera resíduos atômicos muitas vezes depositados no fundo do mar, além de possuir alto risco de acidentes radioativos extremamente prejudiciais social e ambientalmente.

Solução Eficaz: Energia Solar 

Na Soluttion, oferecemos um serviço diferenciado na geração de energia elétrica por meio do sistema fotovoltaico, que produz energia limpa e renovável através da luz do sol, promovendo a economia e sustentabilidade do planeta.

Aderir à energia solar fotovoltaica é um grande passo em busca pela sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

O consumo de energia elétrica convencional emite aproximadamente 5 toneladas de CO²/mês no ecossistema. Por esse motivo, nossa intenção é diminuir o impacto gerado ao nosso planeta.

Todos devemos assumir uma postura de responsabilidade ambiental, pois só assim conseguiremos mudar o quadro atual que se encontra o Meio Ambiente, mas é fundamental que cada um faça a sua parte!

Faça uma simulação da sua geração de energia atual, aqui

 

MAIS NOTÍCIAS

Receba nossas novidades: