Reduza o custo de energia elétrica da sua rede de supermercados
Reduza o custo de energia elétrica da sua rede de supermercados

Reduza o custo de energia elétrica da sua rede de supermercados

O sistema de energia elétrica brasileiro ainda tem muito o que avançar, mas fontes de energia limpa, como a energia solar, já mostram soluções tanto financeiras quanto sustentáveis. 

Essa nova forma de pensar a eletricidade é a saída para muitos setores econômicos reduzirem o custo fixo com energia elétrica, que geralmente é muito alto. 

Podemos usar como exemplo nichos como supermercados e frigoríficos, que consomem uma grande quantidade de energia elétrica. Os sistemas de refrigeração para supermercados são um dos maiores responsáveis pelo elevado consumo de energia desses estabelecimentos. Cerca de 50% do consumo é com a refrigeração alimentar e 15% com ar condicionado.

É importante lembrar que para conservar os alimentos, os equipamentos devem permanecer ligados 24 horas por dia, e convenhamos, o custo da energia elétrica não facilita a vida desses setores.   

Com a implantação de uma solução inteligente, através de um sistema fotovoltaico eficiente, esses nichos podem se beneficiar em muitos aspectos. Entenda:  

O sistema de energia solar fotovoltaica é composto por painéis solares e inversores que transformam a radiação solar (luz) em eletricidade.

A energia gerada durante o dia é consumida primeiramente no imóvel e, o excedente é injetado na rede elétrica da concessionária. Essa energia é creditada na conta de energia com base no registro do medidor bidirecional instalado pela própria concessionária. No fechamento da fatura, a concessionária faz a compensação de crédito x débito e a empresa paga apenas a diferença, se for o caso. Os créditos excedentes ficam registrados na conta de energia e poderão ser utilizados nos próximos meses, com validade de 5 anos.

Isso significa que a conta de energia elétrica diminui drasticamente, chegando a uma redução de até 95%, com o pagamento da fatura mínima obrigatória da concessionária. Dessa forma, o payback atual está entre 3 e 7 anos, ou seja, é uma das aplicações financeiras mais rentáveis do mercado. Além disso, os painéis têm vida garantia de 25 anos e vida útil acima de 40 anos.

 A economia assomada pela energia solar traz outros benefícios competitivos. Isso porque com o valor economizado é possível repensar seu serviço, visando uma maior produtividade e uma entrega de produtos com boa qualidade e preços baixos ao consumidor final. Outra possibilidade é manter o preço de venda e aumentar a lucratividade. Seja qual for a escolha, seu negócio terá vantagens diante dos concorrentes.

Este tipo de investimento é rentável no Brasil?

O Brasil permite o  estabelecimento bem sucedido de um plano de energia solar, pois possui grande incidência de raios solares, o que favorece a produção desse tipo de energia. 

Outro ponto a se pensar, é  o baixo impacto ambiental desse investimento. No futuro a energia renovável pode se tornar a principal fonte de energia no mundo inteiro. 

Econômica e sustentável, a energia fotovoltaica é a melhor opção para quem deseja diminuir a conta de luz e preservar o meio ambiente.

Ficou curioso e deseja mais informações? Entre em contato e, aproveite para pedir um orçamento sem compromisso. 

Venha fazer parte da construção de um mundo melhor!