Tendências de negócios para 2021:  Quais os melhores segmentos para investir.

Tendências de negócios para 2021: Quais os melhores segmentos para investir.

2021 chegou e um dos grandes desafios para quem quer empreender é identificar oportunidades que sejam estimulantes, promissoras e, claro, lucrativas. 

O cenário atual é desafiador e, diante de tantas incertezas, a pergunta que fica é: “como tomar boas decisões para empreender em um mercado tão instável?” 

Mas, por outro lado, 2021 também traz tendências que podem ajudar você a entender melhor como investir em seu próprio negócio. 

Para isso, separamos algumas sugestões que envolvem ações a longo e curto prazos. Fique atento na hora de investir seu dinheiro e esforços em opções de produtos que podem ser comercializados em menor escala ou que, por exemplo, sejam mais nichados. 

  1. FRANQUIAS 

É uma excelente escolha para quem quer apostar em marcas e produtos que já possuam aprovação dos consumidores no mercado. Muitas delas já têm padrões pré-definidos e estipulam diretrizes que precisam ser seguidas à risca pelos franqueados. 

Para quem não quer arriscar seu dinheiro e nem investir em produtos que ainda são desconhecidos ao público, as franquias são ótimas opções, embora também exijam dedicação, empenho e disciplina para seguir os padrões e exigências de qualidade e produção dos produtos e/ou ofertas de serviços. 

De acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising), investir no modelo de franquias é uma excelente opção pois já possui todo o networking girando em rede, com mais pessoas atuando em conjunto para mapear os entraves e buscar alternativas. 

  1. CONSUMO SUSTENTÁVEL 

Em 2020 ficou claro que uma de nossas missões é repensar hábitos de consumo a fim de evitar desperdícios, valorizando o meio ambiente e os recursos naturais. 

Quanto mais seu negócio se posicionar na redução de impactos ambientais e sociais, e na defesa do meio ambiente e sua sustentabilidade, mais valor irá agregar à sua marca ou produtos perante o consumidor e a sociedade. 

Especialistas citaram que, conforme dados oficiais do Ibope, 14% da população do Brasil já se declarou vegetariana. E mais! Informações divulgadas pelo Laboratório de Química da Unesp (Universidade Estadual Paulista) esclarece que o segmento de cosméticos naturais cresce entre 8% e 25% ao ano, no mundo todo. 

Portanto, investir em marcas e produtos que ofereçam o consumo sustentável e consciente é a chave do sucesso para empreender com segurança em 2021. O setor de energia fotovoltaica é outro exemplo promissor dentre as tendências de negócios para 2021. Afinal, energia elétrica é a matéria prima mais utilizada no mundo, e será cada dia mais necessária e vital para todos os setores. 

  1. ENERGIA FOTOVOLTAICA 

Você consegue imaginauma franquia com consolidação no mercado, aprovação dos consumidores, lucratividade, sustentabilidade e tendência de crescimento?  

É assim com as empresas que trabalham com a instalação e manutenção de sistemas de geração de energia fotovoltaica, um dos setores que mais cresce no Brasil e desponta como uma das principais tendências de negócios para 2021. 

E nós, da Soluttion Energia Inteligente, oferecemos três modelos de franquia estrategicamente desenhados para aderir ao perfil e disponibilidade de investimentos do nosso franqueado, região de atuação e demanda populacional, entre outros. 

É um modelo bastante rentável e de baixo risco, pois dispensa a necessidade de estoque e mão de obra especializada (toda a equipe técnica faz parte da franqueadora) e conta com todo o suporte do time Soluttion. 

  1. PETSHOP E AFINS 

O mundo dos cães e gatos é um dos nichos que prometem excelentes perspectivas para o mercado de produtos e serviços neste 2021. O Instituto Pet Brasil prevê um crescimento de 6,07% para o setor, que deverá ser impulsionado por meio do e-commerce. 

Nos últimos 10 anos, os animais de estimação passaram a receber atenção redobrada de seus donos e a presença de cães e gatos aumentou nos lares brasileiros. 

E, cada vez mais, os investimentos aumentam com a higiene e a saúde dos pets, o que também garante esse universo como uma das tendências de negócio para 2021. 

  1. APLICATIVOS DE DELIVERY 

O que antes era novidade e parecia um bicho de sete cabeças tornou-se um dos maiores aliados dos consumidores que buscam soluções ágeis na sua rotina: os Apps de Delivery.   

Eles estão na palma da mão e agregam valor às marcas e empresas. Tornaram-se fonte de renda para quem entrega e significam possibilidade de aumento nas vendas para quem comercializa produtos. E, por fim, é uma boa vantagem para quem quer receber compras e refeições no conforto de suas casas. 

Diante deste cenário otimista, os Apps de Delivery são um caminho sem volta e uma das maiores tendências de negócios para este ano, com expectativa de crescimento e solidez no setor. 

  1. ESCRITÓRIOS INTELIGENTES 

A tendência é que os escritórios sigam os mesmos caminhos das residências que, a cada dia, tornam-se mais inteligentes e conectadas a tecnologias, como as assistentes virtuais. 

Os ambientes de trabalho estão – cada vez mais – rendendo-se à Inteligência Artificial a fim de aprimorar a conectividade, tornando os escritórios mais inteligentes, eficientes e com processos mais otimizados. 

E ainda é válido ressaltar que a tendência do tele trabalho é permanecer ao longo de 2021, o que também contribui para que os escritórios inteligentes funcionem com menos dependência das pessoas em substituição às tecnologias móveis. 

  1. PRODUTOS ARTESANAIS 

A maioria das pessoas gostam e procuram por eles. O sentimento de mais pessoalidade é o que mais motiva esse tipo de relação de consumo. 

Portanto, esse também é um nicho de mercado que merece atenção de quem quer investir no próprio negócio em 2021. 

Segundo os especialistas da Associação Brasileira da Indústria de Café, o café artesanal é um dos produtos mais procurados com crescimento de 15% no ano passado. As cervejas artesanais também aparecem nesse nicho com 35% de aumento na procura. 

E agora que você já sabe de algumas das principais tendências de negócios para 2021, basta investir seus esforços e recursos no setor que mais lhe atrai. Com certeza, será uma decisão mais assertiva, sem correr riscos às cegas. 

Aproveite também que já está aqui e conheça nosso modelo de negócios para franquias de energia fotovoltaica navegando pelo nosso site e acompanhe-nos em nossas redes sociais para ficar por dentro das informações sobre a energia fotovoltaica e seus impactos na nossa economia.