Soluttion Energia Inteligente
demanda contratada

Demanda contratada: compreenda o que é e como funciona!

5 de outubro de 2022

Quantas vezes você já ouviu falar em demanda contratada? Em alguma delas, o termo foi citado como solução para a sua empresa? Mas será que a contratação da demanda realmente traz mais benefícios? Bom, chegou a hora de entender mais sobre esse assunto.

Neste conteúdo, a Soluttion Energia Inteligente vai te explicar:

Continue por aqui e aproveite as informações para os seus negócios!

O que é demanda contratada?

A demanda contratada corresponde à potência de energia elétrica que uma empresa tem para usar ao longo do mês.

Mais especificamente, a demanda de energia é a potência expressa em kW (quilowatt) ou MW (megawatt), o que corresponde ao que uma empresa precisa para ter máquinas, iluminação, equipamentos, etc. em funcionamento.

Além disso, o fornecimento de energia elétrica por demanda é expresso em um contrato.

Dessa forma, a contratação é formalizada, indicando o valor que a empresa vai pagar para ter determinada quantidade de kilowatts, independentemente se vai consumi-los 100% ou não.

Qual a demanda mínima a ser contratada?

O mínimo de potência contratada é variável. Isso depende muito de cada empresa fornecedora de energia elétrica e, também, das necessidades de cada negócio.

Mais especificamente, a demanda mínima a ser contratada (por uma empresa que faz parte do Grupo A) é de 30 kW. Então, na fatura, é expresso o valor referente à taxa mínima estabelecida em contrato, mesmo que o total não tenha sido consumido.

Como saber minha demanda contratada?

A quantidade de energia elétrica contratada, o consumo mínimo, o valor por kW — tudo isso deve ser explicado na contratação do serviço.

Além disso, esses tipos de informações devem constar na fatura detalhada.

Como funciona a compra de energia elétrica para consumo por demanda contratada?

Recapitulando: a demanda contratada é a potência de energia elétrica que uma empresa compra para usar ao longo do mês.

O primeiro passo para a compra é a análise interna. Isso é feito para determinar quais são as necessidades energéticas da empresa.

Mas, afinal, quanto contratar?

Quando a empresa (interessada na demanda contratada) já existe há anos, geralmente, outra empresa (especializada em fornecimento de energia elétrica) pede o histórico de consumo (para análise da média dos últimos 12 meses, e assim entender qual a quantidade necessária a ser contratada).

Caso a empresa ainda não tenha um histórico de consumo, a empresa contratada pode avaliar o caso mais detalhadamente.

Então, um profissional é enviado para fazer a análise do consumo atual e criar uma projeção de gastos para orientar a contratação junto à distribuidora.

demanda contratada o que é

O que acontece se ultrapassar a demanda contratada?

Se a demanda contratada for ultrapassada, a empresa deve se preparar para arcar com mais gastos, pois é cobrada uma multa sobre a quantia ultrapassada (equivalente a 2 vezes o valor contratado inicialmente).

O valor é alto, porque quando a empresa informa a quantidade de carga que precisa, a distribuidora prepara a rede para levar a energia até um ponto de abastecimento (aquele mais próximo à empresa).

Nesse caminho, são usados fios e equipamentos específicos condizentes com a carga prevista.

No caso da tarifa, ela sofre variações, isso de acordo com as definições de cada operadora. O valor vem especificado na fatura seguinte para a empresa.

Quem pode contratar a energia elétrica por demanda?

A contratação de energia elétrica por demanda é obrigatória para  empresas.

Residências, imóveis e comércios são classificados como optantes, justamente porque a demanda e forma de consumo de cada local são diferentes.

Veja como é feita a separação dos grupos:

  • Grupo A: formado por aqueles com demandas de média e alta tensão, por exemplo, indústrias de médio e grande porte;
  • Grupo B: composto por aqueles com demandas de baixa tensão, como imóveis (residências e comércios).

Então, quem precisa fazer a contratação da demanda são os consumidores do Grupo A. Eles também são subdivididos em seis subgrupos, isso de acordo com a tensão em kilovolt (kV) fornecida.

Confira:

  • A1: igual ou maior que 230 kV;
  • A2: 88 kV a 138 kV;
  • A3: 69 kV;
  • A3a: 30 kV a 44 kV;
  • A4: 2,3 kV a 25 kV;
  • AS: inferior a 2,3 kV (por sistema subterrâneo de distribuição).

Vale frisar que os três primeiros subgrupos são determinados como os que utilizam alta tensão e os três últimos de média tensão.

E como são estipulados os preços pelo serviço?

É a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) quem faz a política de preço e regulação das tarifas de energia na demanda contratada. No caso da demanda contratada, há dois tipos de tarifas: azul e verde.

Azul

Existem dois valores diferentes para a demanda de potência (eles variam, a depender do horário de ponta e horário fora de ponta).

Verde

Os valores de consumo podem ser diferentes ou não. Isso tanto no horário ponta e horário fora de ponta. Mas, apesar disso, a cobrança pela demanda de potência é uma só e o preço de transporte na ponta também é maior.

Como a Soluttion Energia Inteligente pode te ajudar?

Empresas que possuem demanda contratada têm um ponto de atenção para seguir com a implantação do projeto fotovoltaico: é necessário uma análise criteriosa para que a homologação do projeto não seja barrada pela concessionária em função de inadequações.

Para evitar prejuízos financeiros com multas, é importante conhecer sua empresa e as demandas energéticas que ela possui.

Esse trabalho pode ser assessorado pela Soluttion Energia Inteligente, uma empresa EPEcista de  referência nacional em soluções fotovoltaicas, com amplo portfólio de clientes atendidos e altamente satisfeitos, que pode ajudar seu negócio a reduzir os custos com energia, e consequentemente aumentar sua lucratividade.

Ficou interessado? Fale com um de nossos especialistas agora mesmo!

Saiba mais sobre as alternativas da Soluttion Energia Inteligente! O sol é o seu maior aliado, invista em energia fotovoltaica!

Conclusão

Neste conteúdo, você pôde saber mais sobre demanda contratada. Como dito, o termo é referente à potência de energia elétrica contratada.

A grande questão aqui é que a energia elétrica — por mais eficiente que seja — gera altos custos para os negócios.

Como proceder então? Você pode contar as soluções fotovoltaicas da Soluttion Energia Inteligente!

Tenha uma fonte de energia limpa e sustentável!

Compartilhe:

Mais Lidas

Empresa Sustentável: como aumentar o crescimento do negócio?

18 de janeiro de 2022

Conheça 5 maneiras de economizar com o uso de energia solar

20 de janeiro de 2022

Bem-vindo ao nosso novo site Soluttion

29 de abril de 2022

Água mineral Lindoya Verão é escolhida como a primeira a chegar à lua pela NASA

9 de maio de 2022

Soluttion marca presença na inauguração da nova fábrica da BYD Brasil

10 de maio de 2022

× Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday