Soluttion Energia Inteligente
mercado livre de energia soluttion energia inteligente

Mercado Livre de Energia e Energia Solar Fotovoltaica: é possível aderir às duas soluções ao mesmo tempo?

21 de setembro de 2022

Quando os consumidores procuram opções para reduzir seus custos de energia elétrica, encontram duas ótimas opções: a energia solar fotovoltaica e o mercado livre de energia.

Mas é possível contratar as duas soluções ao mesmo tempo? Neste artigo, explicamos o modelo de contratação de energia elétrica no Brasil, como funciona o mercado livre de energia, como a energia solar fotovoltaica se encaixa nesse ambiente de contratação

O Mercado de Energia Elétrica no Brasil

O setor elétrico é dividido em dois grandes ambientes de contratação: ACR (Ambiente de Contratação Regulada), em que ocorre a geração distribuída, e o ACL (Ambiente de Contratação Livre), em que a compra e a venda de energia são permitidas. A forma como a energia é tratada nestes mercados é completamente diferente. Por isso, a seguir, entenda mais sobre os dois mercados!

Ambiente de Contratação Regulada (ACR)

O ACR também é conhecido como Mercado Cativo ou Mercado Regulado. Por exemplo, nesse ambiente, se enquadram consumidores residenciais, pequenas empresas, comércios e indústrias.

Nesse caso, as distribuidoras firmam contratos com geradores de energia por meio de leilões autorizados pelo governo, e a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) regula, contabiliza e determina os preços.

De fato, no ACR, os consumidores são chamados de cativos e só podem comprar das concessionárias e distribuidoras que detêm a concessão de venda de energia em sua região. Consequentemente, não há flexibilidade na escolha de um fornecedor de energia.

Portanto, o valor pago pela energia é diretamente influenciado pelo sistema de bandeiras tarifárias e cada unidade consumidora paga uma fatura mensal, que inclui serviços de distribuição e geração de energia.

Contudo, nesse modelo, os consumidores têm a possibilidade de gerar sua própria energia, adquirindo um sistema solar fotovoltaico, por meio de micro e microgeração distribuída (GD), os chamados modelo de compensação de créditos de energia.

Ambiente de Contratação Livre (ACL)

Por outro lado, um ambiente de Contratação Livre (ACL) é, muitas vezes, referido como um Mercado Livre. Nesse caso, os consumidores são livres para negociar as condições de compra de energia diretamente com as geradoras ou comercializadoras.

No Mercado Livre, os consumidores têm dois contratos: um com uma concessionária para usar as linhas de transmissão e distribuição, e outro com a geradora, pela compra da energia.

Nesse sentido, a fatura paga pelo serviço de transporte realizado pelas concessionárias e distribuidoras locais tem o preço regulado. As condições de compra de energia, (preço, prazo e volume) são livremente negociáveis.

Entretanto, nesse modelo, é possível encontrar as melhores condições e benefícios, como poder escolher a melhor fonte de energia, previsibilidade nos custos mensais de energia e economia.

Contudo, vale destacar que existem critérios mínimos de consumo de energia para ser um consumidor do Mercado Livre, a maioria dos consumidores são cativos e não estão habilitados a migrar para o Mercado Livre, porque não atendem a esses critérios.

 

mercado livre de energia

Quem pode contratar o Mercado Livre de Energia?

Existem dois tipos de consumidores dentro do mercado livre: o Consumidor Livre e o Consumidor Especial.

Você pode ser um Consumidor Livre, se cada unidade consumidora possuir uma demanda contratada mínima de 1500 kW. O Consumidor livre pode contratar tanto a energia convencional quanto a energia especial.

Energia especial é aquela gerada por Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) ou de outras fontes incentivadas especiais (como a fotovoltaica).

Para se tornar um Consumidor Especial cada unidade ou conjunto de unidades consumidoras localizadas em área contígua ou de mesmo CNPJ, deve possuir carga maior ou igual a 500 kW (soma das demandas contratadas) e pertencente ao Grupo A.

Quem está no Mercado Livre de energia pode ter geração solar?

A resposta é sim! Mas é importante explorarmos um pouco melhor esta questão.

É possível utilizar a tecnologia GRID ZERO, gerando a energia para consumo instantâneo, sem injeção na rede e sem necessidade de homologação junto à concessionária.

Para isso, é importante avaliar as particularidades de cada contrato. Confira os seguintes critérios:

  • flexibilidade de contrato;
  • consumo instantâneo do cliente;
  • limitações quanto a aspectos técnicos e físicos;
  • tempo de retorno sobre o investimento;
  • custo de todo o investimento.

A economia média gerada pelo sistema fotovoltaico, para empresas enquadradas no Mercado Livre, gira em torno de 10% a 40% de acordo com a flexibilidade do contrato.

A decisão para ingressar no fotovoltaico é tomada estrategicamente pensando a longo prazo.

Qual a vantagem de ser um consumidor do mercado livre e gerar minha própria energia?

A instalação de um sistema fotovoltaico torna o consumidor mais independente das variações de preços. O aumento na demanda por energia elétrica e a redução no nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas podem elevar o preço da energia. Um sistema de geração própria de energia é capaz de te blindar parcialmente dessas oscilações.

Dessa maneira, toda a energia gerada pelo sistema é consumida pela carga local, reduzindo a necessidade de compra de energia perante terceiros e tornando o preço da energia mais previsível.

Fora os benefícios financeiros, um sistema de geração própria de energia através de energia solar fotovoltaica apresenta uma série de benefícios intangíveis. O principal deles está ligado à valorização da marca.

Com uma crescente preocupação com o meio ambiente, atrelar sua marca à sustentabilidade é sempre uma boa ideia, trazendo uma boa imagem da companhia para os clientes.

mercado livre de energia o que é

Soluções econômicas e sustentáveis é com a Soluttion, clique aqui para saber mais!

Conclusão

Todas as questões aqui levantadas fazem com que cada projeto seja único. O perfil consumidor, as características técnicas e físicas, localização do sistema, tempo de retorno de investimento, variam de projeto a projeto.

Para escolher a melhor opção é importante entender todas as especificidades caso a caso. Por isso, se você é cliente no Mercado Livre de Energia, é hora de  juntar-se à sua equipe de gestão energética e verificar a viabilidade de aproveitar este momento.

A Soluttion tem um time de especialistas para traçar todos os possíveis cenários e chegar à melhor solução dentro das suas expectativas e condições, e estamos constantemente apresentando essa oportunidade para nossos clientes, oferecendo todo o suporte de uma empresa especializada em geração de energia solar.

Para entender mais como aproveitar a energia solar fotovoltaica a seu favor, entre em contato com nossos especialistas clicando AQUI.

Compartilhe:

Mais Lidas

Empresa Sustentável: como aumentar o crescimento do negócio?

18 de janeiro de 2022

Conheça 5 maneiras de economizar com o uso de energia solar

20 de janeiro de 2022

Bem-vindo ao nosso novo site Soluttion

29 de abril de 2022

Água mineral Lindoya Verão é escolhida como a primeira a chegar à lua pela NASA

9 de maio de 2022

Soluttion marca presença na inauguração da nova fábrica da BYD Brasil

10 de maio de 2022

× Available on SundayMondayTuesdayWednesdayThursdayFridaySaturday